Asa de Águia faz o carnaval da reciclagem

A banda Asa de Águia já está em contagem regressiva para o Carnaval 2011. Este ano, o grupo liderado por Durval Lelys traz um tema bastante oportuno para a maior festa popular do planeta: a reciclagem. A reutilização do lixo serviu de inspiração para Durvalino definir tanto a sua nova música de trabalho quanto o seu tradicional personagem na festa momesca. Diante disso, baianos e turistas vão conhecer o mais novo folião do Carnaval de Salvador, o Reiciclável, o porta-voz da sustentabilidade na avenida.

Durante os cinco dias de apresentação – quinta-feira e sábado no CocoBambu e domingo, segunda e terça-feira, no Me Abraça -, o cantor levará para o circuito Dodô (Barra/Ondina) a importância da consciência ambiental. “Em nenhum outro momento da história houve tanta necessidade em discutir as questões ambientais de forma tão urgente quanto na atualidade, por isso, através da música, vamos abordar esse tema de forma leve e descontraída. Afinal, reciclar é transformar. Sempre fui um transformer”, declarou o artista.

A letra, assinada por André Fanzine, Elly Fanzine e Durval Lelys, desperta a necessidade de cuidar do meio ambiente, que envolve não somente a fauna e a flora, mas as relações humanas. Por isso, o Reiciclável leva para as ruas de Salvador mensagens de preservação ambiental com irreverência e bom humor. Segundo Durvalino, o lema é reciclar.”Nesse Carnaval manifeste a sua emoção de ser um transformador. Recicle o lixo, recicle a sua própria vida, recicle o amor. O relacionamento está desgastado? O trabalho está puxado? Está cansado de viver as mesmas histórias? É hora de reciclar”, brinca Durvalino.

Figurino:

Para compor o personagem, ele usará um figurino com toda pompa de Rei, mas sem as extravagâncias de quem comanda o seu reinado. O look traz materiais recicláveis, como lacres de garrafa, palito de sorvete, copo plástico de café, caixa de fósforo, entre outros. O destaque vai para a coroa, símbolo maior da majestade, criada totalmente com garrafa pet.

Quem assina o modelito é a renomada estilista Valéria Kaveski, que, além de ser consagrada no mercado de moda da Bahia, tem uma filosofia de trabalho voltada para uma moda ambientalmente sustentável. “Estamos misturando criatividade e consciência ambiental que é um casamento perfeito, principalmente, para a moda. O Reiciclável será o seu maior representante neste Carnaval”, destacou Kaveski, que também desenvolve trabalhos para íncones da música baiana, a exemplo de Carlinhos Browm e Daniela Mercury.

Além do visual do personagem, Durval Lelys também usará outros figurinos voltados para a preservação da natureza. De acordo com a sua personal stylist, Ana Fadul, todos os looks do cantor seguirão a mesma linha da EcoModa com camisas em tecido reciclável e coloridas com tinta não poluente. “Vamos imprimir nas roupas a filosofia de vida do próprio Durval Lelys, que sempre foi engajado com as questões ambientais. E a moda é isso: atitude e personalidade”, declarou Fadul.

Consciência ambiental – Os foliões também irão representar a reciclagem por meio da moda. Os abadás dos blocos liderados pelo Asa de Águia, CocoBambu e Me Abraça serão produzidos com fios de garrafa pet e tintura ecologicamente correta, reforçando a importância de unir moda e sustentabilidade. Já na retirada das camisetas, o folião receberá uma mochila reciclável e será estimulado a aderir a campanha de reciclagem. “Mobilizaremos os foliões a ajudar o meio ambiente doando jornais, revistas e papéis durante a entrega dos abadás. O material arrecadado será encaminhado para a reciclagem”, explicou o empresário da banda, Marcelo Brasileiro.

Além disso, o trio elétrico Dragrão, que há dois anos utiliza o biodiesel, continuará usando o combustível biodegradável derivado de fontes renováveis para reduzir os impactos ambientais. O Asa de Águia possui, ainda, um projeto para reciclar o gás carbônico enviado pelo trio à atmosfera durante a folia carnavalesca, por meio do plantio de árvores. Com isso, a neutralização do carbono poderá minimizar o aquecimento global.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Asa de Águia faz o carnaval da reciclagem

  1. Joel Souza disse:

    Durval e Andre VCS estão de parabens a natureza clama por iniciativas como essa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s